domingo, 4 de março de 2012

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

INTRODUÇÃO:

As esperanças dos países europeus de uma paz duradoura com o fim da Primeira Guerra Mundial foi mera ilusão:

A) o comportamento revanchista dos vencedores da Primeira Guerra Mundial;

B) A crise de 1929 e suas graves conseqüências políticas e sociais em quase todos os países da Europa;

C) O surgimento dos governos nazi-fascistas – totalitários, militaristas e expansionistas;

D) O fracasso da Liga das Nações, todos esses fatores reunidos criaram as condições para que o novo conflito eclodisse, envolvendo todas as nações européias e a maior parte dos países do mundo, no período de 1939 a 1945.

1.      A partir de 1930 a situação política internacional estava novamente sob tensão: na Europa, de um lado ficou a União Soviética, isolada, enquanto que de outro, aliadas aos Estados Unidos, permaneceram França e Inglaterra; os Estados nazi-fascistas – Alemanha e Itália – formavam outro bloco.

a) Em 1931 o Japão conquistou a Manchúria e invadiu a China, desligando-se da Liga das Nações quando esta protestou.

b) O mesmo fez a Alemanha, depois que, desobedecendo ao Tratado de Versalhes, reaparelhou e reorganizou seu exército, invadindo em seguida a Renânia.

c) Na Espanha  deflagrou-se a guerra civil, com a Alemanha e Itália apoiando o fascista Franco, que acabou implantando o Estado fascista na Espanha. Nessa guerra a Alemanha testou seu armamento que usaria na 2ª Guerra Mundial.

d) Em 1936, Hitler anunciou a formação do Eixo (Roma-Berlim) e  proclamou abertamente sua política expansionista. A neutralidade dos EUA e isolamento da União Soviética deixava Hitler à vontade para levar avante sues planos.

e) Em 1938, Hitler anexou a Áustria à Alemanha e passou a reclamar a integração dos Sudetos.

f) Mussolini promoveu a reunião da França e Inglaterra, para discutirem a situação com a Itália e a Alemanha. Os representantes da França e da Inglaterra cederam às exigências alemãs, estimulando Hitler na sua política expansionista.

g) Quando a Alemanha passou a exigir Dantzig, na Polônia, e ante a resistência dos aliados os alemães invadiram o território polonês, INICIOU-SE A 2ª GUERRA MUNDIAL. Era 1° de setembro de 1939.

h) A Inglaterra, aliada da Polônia, declarou guerra à Alemanha; a França, aliada da Inglaterra, fez o mesmo. A Itália declarou-se não-beligerante e ficou agastada da guerra até 1940.

2. A ofensiva alemã contra a Polônia foi fulminante: iniciada no dia 1° de setembro de 1939, durou apenas três semanas.

a) Depois da Polônia, rapidamente os alemães foram dominando a Europa: França, Bélgica, Holanda e Suécia, uma a uma foram sendo ocupadas pelos exércitos de Hitler.

b) A França, derrotada militarmente, tornou-se colaboracionista através do governo de Vichy, liderado por Pétain.

3. O Presidente Roosevelt, que já transformara a indústria norte-americana para a guerra, entrou no conflito depois do ataque japonês de Pearl Harbor, em 1941.

a) A produção industrial norte-americana faz a balança da guerra pender contra a Alemanha.

b) começou a derrocada alemã: a vitória soviética na Batalha de Stalingrado acabou com o mito da invencibilidade alemã.

c) ingleses e norte-americanos varreram os alemães comandados por Rommel da África, enquanto a Itália era invadida pelos aliados.

d) Em 1944, as aliados desembarcaram na França e marcharam em direção de Berlim. Ao mesmo tempo pelo Leste, prosseguiam os russos na mesma direção.

e) em 1945, depois do suicídio de Hitler, a Alemanha rendeu-se incondicionalmente.

f) o Japão continuou por mais algum tempo na Guerra, mas também capitulou sem condições depois que os EUA lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki suas bombas atômicas.

4. A principal conseqüência imediata do fim da guerra foi a radicalização das divergência entre os dois blocos que se formaram: de um lado a União Soviética e seus países-satélites; de outro, os países capitalistas liderados pelos EUA.

a)      A União Soviética, graças ao seu papel na guerra, teve aumentada sua influência na Europa, ao mesmo tempo em que interferia para que os Estados se tornassem socialistas.

b)      Os EUA, únicos detentores do segredo da Bomba Atômica, puderam, no começo da guerra fria, fazer valer essa vantagem nas suas disputas internacionais.

c) Para revitalizar sua economia depois da guerra, a Europa procurou integração econômica, através da criação do Mercado Comum Europeu.

5. o mais grave problema enfrentado pelos países europeus depois da guerra foi a reconstrução das áreas devastadas.

a) o auxílio norte-americano, através do Plano Marshall, acelerou a recuperação dos países beneficiados.

b) ao mesmo tempo garantia a colocação dos excedentes da produção norte-americana, e abria caminho para concretizar a hegemonia dos EUA na Europa e resto do mundo.

6. A guerra fria, luta diplomática (que raras vezes se transformou em ação militar) travada nos bastidores entre União Soviética e Estados Unidos, foi conseqüência da política dos blocos e das disputas entre as potências desses dois blocos.

Fonte: arruda, José Jobson de Andrade. História moderna e contemporânea. São Paulo, ática, 1974. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário