domingo, 11 de março de 2012

BREVE HISTÓRIA DE NOVA VENÉCIA

O BERÇO DA NOSSA COLONIZAÇÃO

Os índios Aymorés (descendentes dos Botocudos), foram os primeiros habitantes da região onde hoje se localiza o município de Nova Venécia. A região começou a ser povoada no século XIX, por volta de 1870, com a chegada do major Antonio Rodrigues da Cunha e com ele, os africanos que eram seus escravos.
Para conhecer melhor a colonização de Nova Venécia, devemos estudar um pouco os acontecimentos no final do século XIX na Europa, que passava por uma séria crise econômica, política e social, resultado do processo de desenvolvimento capitalista.
Segundo o historiador veneciano, Professor Rogério Frizério Piva (www.projetopipnuk.blogspot.com), a história de Nova Venécia registra três períodos distintos em seu processo de colonização. O primeiro com os índios aymorés, que por causa da colonização no litoral brasileiro foram sendo encurralados no interior. O segundo período se dá com a chegada do major Antonio Rodrigues da Cunha e o terceiro período, com a imigração italiana a partir de 1888, com a chegada dos primeiros colonos.
(Índios Aymorés – (descendentes dos Botocudos)
OS ÍNDIOS AYMORÉS
O aumento progressivo do povoado da província do Espírito Santo contribuiu para a chegada dos índios à região de Nova Venécia. Eles foram sendo encurralados no interior pelo homem branco, seja por tropas militares portuguesas seja pelo esquema de caçadas de fazendeiros da província, que tentavam capturá-los para o trabalho forçado junto aos escravos negros.
Registros dão conta de que inicialmente houve uma certa convivência entre os índios e os primeiros colonos. Mas, sentindo-se usurpados com a diminuição das caças e do próprio alimento nativo, os índios começaram a contra-atacar e comer as criações dos colonos, principalmente os gados. O conflito se agravou e os Aymorés foram expulsos da região. No livro: História, Geografia e Organização Social e Política do Município de Nova Venécia, os historiadores Jonas Braz Murari, Renata Diniz Ferreira, Cláudia Câmara do Vale, e, Ezequiel Sampaio dos Santos relatam que: “ Certa vez deu uma grande fome e eles roubaram uma vaca para comer. Aí tocaram fogo neles e eles se mandaram e nunca mais deram as caras aqui.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário