domingo, 18 de março de 2012

REFORMA RELIGIOSA

 Na Europa do século XVI, a Igreja passaria pela maior crise de sua história. A indisciplina e a leviandade de muitos membros do clero haviam gerado descrença e repulsa entre os fiéis. O sentimento nacionalista, desenvolvido pelas monarquias, estimulava o desejo de expropriar as terras da Igreja espalhadas por todas as nações da Europa. A burguesia, desgostosa com as restrições que o catolicismo fazia ao comércio, ao lucro, à usura, estava ávida por uma ética religiosa que justificasse suas atividades. Nessas condições a Igreja passaria por uma divisão que levou ao aparecimento de inúmeras seitas religiosas protestantes. Esse movimento foi chamado de Reforma. A reação católica ficaria conhecida como Contra-Reforma.
 Fatores que originaram a Reforma:
 v Críticas à Igreja Católica:
§  Os membros da alta hierarquia do clero viviam luxuosamente, totalmente alheios ao povo;
§  Quebra do celibato por parte de alguns membros do clero;
§  Venda de cargos da Igreja;
§  Venda de “dispensas” (isenções de algumas regras da Igreja ou de votos feitos anteriormente);
§  Venda de objetos religiosos;
§  Venda de Indulgências (perdão de alguns pecados);

v Cisma do Ocidente: fruto de divisões internas na Igreja que provocaram a eleição de dois papas – um em Roma e outro na França) Cativeiro de Avignon
v Combate da Igreja à usura (empréstimo de dinheiro à juros altos) A igreja defendia o “preço justo” (teoria imcompatível com o sistema econômico da época)
v Questionamento da riqueza da Igreja

A Reforma na Alemanha


v A Alemanha não era um Estado centralizado. Encontrava-se geograficamente no Sacro-Império Romano-Germânico
v O comércio só havia se desenvolvido no litoral norte e no sudeste. Sendo assim, a Alemanha era um estado praticamente feudal com a Igreja sendo detentora de um terço das terras
Teorias de Lutero:
 §  O homem se justifica somente pela fé; (crença na predestinação);
§  Só existem dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (negação da transubstanciação);
§  Bíblia: única fonte de verdade divina;
§  Não existe uma hierarquia religiosa, o celibato e o uso do latim nos cultos religiosos

v Em 1517 Lutero publicou as “95 teses”. Nesse documento Lutero expunha sua doutrina e opunha-se à venda de indulgências
v Em 1520 foi excomungado pelo papa Leão X
v Em geral a Alemanha ficou dividida em duas áreas religiosas: ao norte o luteranismo e ao sul, onde a influência do  imperador era maior, prevaleceu o catolicismo. Isso fez com que a Igreja perdesse grande parte de suas terras e os tributos que recebia.
v O luteranismo apresentava poucos atrativos para a burguesia. O comércio, segundo Lutero, foi criado do Diabo e sancionado pelo papa.

A Reforma na Suíça

v Suíça: região de grande desenvolvimento comercial e poder descentralizado;
v Zwinglio: foi o iniciador da Reforma na Suíça
v João Calvino: chegou à Suíça em 1536 e em 1541 ele e seus partidários tomaram o poder em Genebra até a data de sua morte em 1564.

Teorias de Calvino

 §  O homem nasce predestinado e se salva apenas pela fé;
§  Encorajava o trabalho e o lucro como vocação dada por Deus

v Segundo tais princípios a burguesia encontrou a ética protestante de que necessitava. Sendo assim o Calvinismo se espalhou pela França, Inglaterra, Escócia e na Holanda.

Reforma na Inglaterra


v O rompimento com a Igreja Católica deu-se no reinado de Henrique VIII. O rei estava casado há 18 anos com Catarina de Aragão e não tinha nenhum filho homem. Decidiu anular seu casamento, para se casar com Ana Bolena, pedindo ao papa Clemente VII o divórcio. O papa negou o pedido do rei e Henrique VIII fundou sua própria Igreja.
v A Igreja Anglicana permaneceu idêntica à Igreja Católica, sendo diferente na autoridade máxima dos anglicanos, que passou a ser o rei e não o papa.

A Contra-Reforma

 v Foi um movimento de reação por parte da Igreja Católica em oposição ao protestantismo
v Concílio de Trento (1545-1563): reafirmação dos dogmas, proibiu-se a venda de indulgências, fundou-se seminários e exigiu-se disciplina do clero.
v Reestabelecimento dos tribunais da Santa Inquisição
v Index Librorum Prohibitorum: Livros cuja leitura era proibida pelos fiéis.
v Criação da Companhia de Jesus em 1534 por Inácio de Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário