domingo, 20 de maio de 2012

A HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

No decorrer da história, a mãe e, por conseguinte a mulher, sempre teve que dar tudo de si, além da maternidade.
Quantas e quantas mães não morreram no parto quando a medicina ainda era incipiente e não tinha condições de um atendimento obstétrico adequado. Hoje, em nossa vida moderna, computadorizada, onde muitas facilidades foram acrescentadas na administração do lar, as mulheres, em quase sua totalidade, vão a luta no trabalho para completar o orçamento familiar, e, muitas vezes tem que se afastar do trabalho até que os filhos tenham condições de irem para a escola.
Por isso tudo, temos que reverenciar as mães que, na maioria dos casos, é o esteio de família no que se refere a atenção a todos os problemas que envolvem a condução de filhos e marido dentro dos afazeres domésticos.
A HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES
Tudo começou nos Estados Unidos da América, na pequena cidade de Webster, Estado de Virgínia. Uma professora primária e filha exemplar, Ana Jarvis, tinha como símbolo de sua vida a recém falecida mãe.
Tanta dedicação chamou a atenção dos amigos que resolveram prestar uma homenagem a mãe de Ana, a senhora Ana Reeves Jarvis. Era um segundo domingo de maio e Ana resolveu estender a homenagem a todas as mães de sua cidade. A cerimônia foi realizada em público e tem-se aí a idealização do Dia das Mães que passou a ser comemorado todos os anos e se estendeu aos poucos por todo o mundo.
Uma placa comemorativa existente na Igreja Episcopal de Graffton, West Virgínia, assinala a primeira celebração pública do Dia das Mães no segundo Domingo de Maio, isto em 10/05/1908.
Sua oficialização se deu em 1914, quando o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, determinou sua Oficialização, fixando para o evento o segundo Domingo de Maio.
A introdução desta festividade no Brasil deu-se em 1919 por iniciativa da ACM – Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. A Associação prometeu uma solenidade da qual foi presidente o escritor Álvaro Moreira e a oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de Almeida. A partir daí, o evento se estendeu a outros estados Brasileiros, até que em junho de 1931, a presidente do 11º Congresso Internacional Feminista, Alice Tibiriça, solicitou ao Presidente a oficialização desta data. Foi então que o Presidente Getúlio Vargas a 05 de Maio de 1932 oficializava pelo decreto 21.336 a comemoração do Dia das Mães no segundo Domingo de Maio.
É a mais terna e comovente homenagem que se registra no calendário.
Mãe é um símbolo inigualável porque encarna a sensibilidade, a espera e o perdão. Ninguém melhor do que ela para sentir o pensamento dos filhos, para confiar que se realizem, mas também sempre pronta a perdoar-lhes as faltas que possam cometer com seres humanos. O Dia das Mães, além de uma significativa homenagem, é uma emocionante lembrança, porque a imagem da mãe jamais se consegue esquecer.
É uma saudade constante e inesquecível porque é a saudade de nossa melhor amiga... aquela que jamais hesitou em renunciar a si mesma para realizar a nossa felicidade. Parabéns a todas as mamães não somente neste dia, mas sim em todos os momentos de sua vida deveriam ser respeitadas, homenageadas, lembradas e amadas por todos que a cercam. Que Deus abençoe a cada uma de vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário